Balão de fundo chato


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/material-de-laboratorio/ http://www.brasilescola.com/quimica/vidrarias-laboratorio.htm

É um recipiente que pode ser de vidro transparente ou âmbar. É usado para reações com desprendimento de gases e também para armazenar, preparar, aquecer e conter líquidos ou soluções.


Balão volumétrico


Imagem

O balão volumétrico ou graduado é um frasco de vidro utilizado na preparação e na diluição de substâncias pré-fixadas. Ele é maior na parte de baixo, com sua boca mais fina (estreita). É usado na preparação de soluções que precisam ter concentrações definidas.


Bastão de vidro


Imagem
Fonte: www.infoescola.com.br

É um bastão maciço de vidro que tem como função de misturar, agitar as substâncias.


Becker


Imagem

O Becker ou Béquer é um frasco de vidro, como um copo, de fundo chato e um bico fino em parte de sua superfície redonda. Ele tem marcações graduadas para medição aproximada. Seu bico fino serve para facilitação na transferência. Seu fundo chato torna mais fácil o uso e sua superfície redonda para colocar o líquido dentro.


Bico de Bunsen


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen/

Definição: Bico de Bunsen é um dispositivo amplamente usado em laboratórios científicos para aquecer substâncias. Utilidade: É usado para aquecer objetos ou soluções não inflamáveis. Ele pode ainda, ser usado para aquecer objetos a temperaturas muito altas.


Bureta


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bureta/

A bureta é um tubo graduado, estreito, com a extremidade inferior alongada, na qual existe uma torneira. É utilizada em posição vertical, para transferir porções de líquido de volume rigorosamente conhecido para outros recipientes, geralmente durante operações de titulação.


Centrifuga


Imagem
Fonte: www.infoescola.com.br

Tem como função de separar uma mistura via decantação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades, onde o corpo mais denso fica no fundo e o menos denso flutuando.


Condensador


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/condensador/

O condensador é uma vidraria de laboratório que tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. Ele é dividido em duas partes, onde o vapor que se tem interesse em condensar passa e outra onde o circula um líquido para abaixar a temperatura interna do condensador.


Cuba de vidro


Imagem
Fonte: www.infoescola.com.br

É um recipiente que tem como função de preparar misturas, ou de armazenar uma substância líquida e também é utilizado para banho de gelo no laboratório


Estante para tubos de ensaio


Imagem
Fonte: http://www.cgomes.uac.pt/

Definição: É uma “estante” usada em laboratórios, que possui buracos, para tubos de ensaio, pode ser de metal ou madeira que serve para armazenar os tubos de ensaio na posição vertical. Utilidade: Serve para apoiar, armazenar, sustentar, organizar os tubos de ensaio.


Funil De Decantação


Imagem

O funil de bromo ou balão de decantação é uma das vidrarias utilizadas em laboratório com principal função de separar uma mistura líquida heterogêneo por simples ação da gravidade: o componente líquido mais denso tende a ocupar a região inferior e, portanto, pode ser removido por método de dreno.Geralmente é posicionada acima de um béquer e fixada por garras e um suporte universal


Funil De Haste Longa


Imagem

Descrição: E um objeto que possui boca onde se insere o líquido e uma haste onde o líquido sai. Onde pode ser de plástico ou de vidro. Como utilizar: É utilizado na retenção de partículas sólidas, para filtragem e para a transfusão de líquidos.


Funil De Separação


Imagem
Fonte: http://www.maxlabor.com.br/blog/funil-de-separacao/

O Funil de Separação é uma peça de vidraria de laboratório usada para separar líquidos imiscíveis de densidades diferentes. Um dos líquidos será a água, um solvente orgânico como o éter ou o clorofórmio. O funil, que possui uma forma de cone sobreposto por um semi-esfera, tem uma torneira na parte de baixo e um bocal na parte de cima.


Garra de condensador


Imagem
Fonte: http://www2.fc.unesp.br/

Definição: É um equipamento que possui uma haste para suportar equipamentos. Utilidade: Usado para prender equipamentos científicos em sua haste como: buretas, balões, erlenmeyer, condensadores, funis em suporte universal.


Erlenmeyer


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/balao-de-erlenmeyer/

O Balão Erlenmeyer é um frasco usado como recipiente de laboratório. É feito de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente é ideal para armazenar liquidos e para o cultivo de organismos, o Balão de Erlenmeyer é bom, pois sua forma de cone invertido ajuda a não espirrar liquidos para fora. Existem variações de tamanhos de bocas, tampas de vidro esmerilhado e estruas em suas paredes para melhor homogeniação de soluções.


Papel de Filtro


Imagem
Fonte: http://www2.fc.unesp.br/

O papel de filtro é um tipo de papel utilizado como meio filtrante quer em filtrações simples, quer em filtrações a pressão reduzida. O papel de filtro utilizado em funis de Büchner, para filtrações por pressão reduzida, consiste simplesmente num pedaço de papel com forma circular. Quando se utilizam funis cónicos, o papel tem de ser dobrado adequadamente para poder conter a mistura em filtração.


Pinça de madeira


Imagem

Pinça de madeira é usada para segurar tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen, evitando assim queimaduras. Uma pinça de madeira é semelhante a uma mola de roupa em madeira. No entanto, possui um dos braços mais comprido para poder segurar-se no objeto a uma certa distância, como é conveniente quando se seguram objetos em aquecimento (caso de tubos de ensaio).


Pinça Metálica


Imagem

Pinça é um utensílio utilizado para pegar objetos sem que a mão lhes toque diretamente. É formada por duas partes presas numa extremidade, geralmente com algum tipo de mola, enquanto que as extremidades livres têm uma forma adequada ao tipo de objeto que se pretende segura. Usada para manipular objetos aquecidos.


Pipeta Graduada


Imagem
Fonte: www.infoescola.com

A função da pipeta graduada é a transferência de quantidades especificas e precisas de algum tipo de material líquido, ela determina a quantidade por gotas e é usada, por exemplo, em estudos de biologia molecular, elas utilizam o sistema de vácuo (o liquido entra pela base e o ar sai por cima), tem graduações ao longo do recipiente que possibilita ver a marcação do liquido (quantidade).


Pipeta Volumétrica


Imagem
Fonte: http://www.infopedia.pt/$pipeta-volumetrica

A função da pipeta volumétrica é a transferência de rigorosos volumes de material líquido, ou seja, a sua quantidade exata, e que tem no meio uma parte mais larga que serve para transvasar o líquido, também é possível transportar a quantidade exata de volume, e, por exemplo, é usada em quantidades exatas de medicamentos.


Pisseta


Imagem
Fonte: http://www.materiaisparalaboratorio.net/pisseta-o-que-e-e-para-que-serve.html

Normalmente são feitas de polietileno e podem ter volume de 125 mL; 250mL; 500mL ou 1000mL. São frascos fechados com um bico reto ou curvo. Função: usadas para lavar materiais ou recipientes com jatos de água, álcool ou outros solventes; ou para adicionar outros líquidos num recipiente.


Proveta


Imagem

Definição: Tubo cilíndrico, com base e aberto em cima, pode ser fabricado em vidro ou plástico, possui medidas em toda sua extensão. É utilizada para medição do volume de objetos irregulares e de líquidos. Exemplos de como usar: Uma pessoa tem uma pedra, e quer descobrir seu volume, para isso ele irá precisar de uma proveta, pois a pedra é um objeto irregular. Na proveta deve-se ter X quantidade liquido, então você deve botar a pedra dentro da proveta, assim que você colocar a pedra, Y quantidade de água subirá, essa quantidade é o volume da pedra. Assim você pode descobrir o volume de objetos. Caso o objeto não afunde você deve botar um objeto com volume pre-determinado e que em cima do objeto que boia, a quantidade de água que subir, menos o volume do corpo com volume pre-determinado, vai ser o volume do objeto que boia. Caso o objeto absorva a água você deve primeiramente por em um recipiente com água e deixar o objeto absorver a água. Depois coloque-o na proveta e a diferença entre a quantidade de água que estava na proveta sem o objeto para a com o objeto é o volume desse objeto.


Suporte Universal


Imagem
Fonte: http://www.materiaisparalaboratorio.net/pisseta-o-que-e-e-para-que-serve.html

Feito de metal, a base sustenta uma haste que se prendem as peças/vidrarias que serão utilizadas. Função: Utilizado em várias operações como filtração, suporte de condensador, sustentação de peças, etc.


Tela de Amianto


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com

A Tela de Amianto / Rede de Amianto, tem como função distribuir de maneira uniforme o calor de materiais apoiados sobre a tela. É utilizada como apoio a materiais de laboratório para que sejam obtidos melhores resultados em experiências e análises. Fica normalmente sobre tripés ou anéis. É um material flexível e tem resistência química, térmica e elétrica. É uma tela quadrada traçada por fios de ferro com amianto em forma de círculo no meio.


Tripé


Imagem
Fonte: http://prolab.com.br

O Tripé é um aparelho de três pés, ou três escoras, e é utilizado como apoio para a tela de amianto e outros diferentes tipos de objetos a serem aquecidos. Esse proporciona estabilidade, pois o posicionamento dos três pés distantes do centro permite o tripé a resistir a forças laterais. É um material pesado e volumoso, porém pode ser utilizado com equipamentos grandes e pesados.


Tubo de Ensaio


Imagem
Fonte: http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/tubos-de-ensaio/

São recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possuem um borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.


Vidro e Relógio


Imagem
Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091023201051AA2zsoV

Em laboratório o chamado de vidro de relógio é um disco redondo de vidro um pouco côncavo que serve para misturar substâncias sólidas, geralmente em pequena quantidade para uma posterior dissolução. Há também outros usos, como evaporar pequenas quantidades de solvente, normalmente água e se obter o precipitado. Servem também para tapar frascos de reagentes e fazer pesagens de pequenas quantidades em balanças analíticas. O vidro de relógio tambem é usado para tampar béqueres.