Bico De Bunsen


Imagem
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bico_de_Bunsen

O Bico de Bunsen é um aparelho usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. O Bico de Bunsen serve para aquecer soluções químicas nos laboratórios. Ele queima um fluxo de gás contínuo sem haver o risco da chama se propagar até o deposito de gás que o alimenta.


Cuba de Vidro


Imagem

A cuba de vidro é um recipiente de vidro que é muito usado em laboratórios. Pode ter várias funções, como estocar e preparar soluções, pois permite agitação com bastão de vidro. Seu vidro é resistente à maioria das substâncias usadas em laboratório.


Centrífuga


Imagem

O que é: A centrífuga é um equipamento utilizado normalmente em laboratorio de quimica, biologia e bioquimica. Utilidade: - Quando ligamos a centrífuga de bancada, os tubos de ensaio começam a girar e fazem com que a parte líquida da amostra se separe da parte sólida. Em uma centrifuga podem ser colocadas diversos tamanhos de rotores que variam de acordo com a velocidade e aplicação necessária. A centrífuga de bancada também pode ser utilizada em laboratórios veterinarios, de farmacologia e em outros trabalhos que requerem centrifugação de diferentes amostras e volumes.


Cadinho


Imagem
Fonte: http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Cadinho

Um cadinho é um pequeno recipiente, semelhante à um pote, que é utilizado para aquecer sólidos a temperaturas muito altas. Podem ser feitos de metal ou de cerâmica, mas, nos laboratórios, é mais comum encontrarem-se cadinhos de carâmica, especialmente de porcelana. Os cadinhos são aquecidos por contato direto de uma chama de um bico de gás. Apesar de muito resistentes a elevações de temperatura, os cadinhos não possuem uma grande resistência mecânica e é necessário cuidado ao escolher um suporte para os sustentar. A melhor solução é um anel metálico triangular coberto com 3 tubos cerâmicos, o que confere ao cadinho mais estabilidade e menores alterações bruscas de temperatura .


Estante Para Tubo De Ensaio


Imagem

A Estante Para Tubo De Ensaio é o local onde coloca-se tubos de ensaios para repousar. A Estante Para Tubo De Ensaio é usada para deixar tubos de ensaio repousando.


Funil de haste longa


Imagem
http://www.laborchemiker.com.br

Confeccionado em vidro, é utilizado na retenção de partículas sólidas, além da filtração.


Funil de Decantação


Imagem
http://pt.wikipedia.org/

Equipamento que é usado para separar dois líquidos, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente. O ato de decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo).


Garra de Condensador


Imagem
http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2

A garra é um objeto usado para segurar objetos de laboratórios com mais facilidade e aderência.


Papel de Filtro


Imagem
www.infoescola.com

Um filtro é um instrumento destinado à filtração, ou seja, retenção de partículas maiores em uma superfície porosa por ação de obstrução, na qual o corpo sólido é retido e a fase líquida flui através do filtro. São utilizados no fracionamento de misturas heterogêneas constituídas de um sólido e um líquido. O processo pode ser realizado sob pressão ambiente, chamada de filtração gravitacional ou filtração comum, ou sob a utilização de vácuo no recipiente que se pretende recolher o filtrado, a filtração à vácuo, desta forma acelerando o processo. Para isso, conecta-se uma bomba de vácuo ou uma trompa d’água ao sistema. Existem também alguns filtros de sílica porosa, de uso frequente no laboratório de química.


Proveta


Imagem
http://www.infoescola.com

A proveta é um tubo cilíndrico com uma base e com a parte de cima aberta, que serve para medir o volume de substâncias liquidas ou sólidas colocada nela. Apesar de estar na parte de vidros no laboratório, ela também pode ser de acrílico, plástico ou vidro.


Pinça de Madeira


Imagem
http://situado.net/laboratorio-de-quimica-equipamentos/

.A pinça de madeira é um objeto usado em laboratórios para transportar tubos de ensaio que estão a altas temperaturas./p>


Pinça metálica


Imagem
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/instrumentos-laboratorio.htm

Utilizada na movimentação de objetos aquecidos.


Pisseta


Imagem
http://www.fisicaquimicaweb.com/material_laboratorio.htm

Utilizada para lavar recipientes, por meio de: água, álcool ou solventes.


Pipeta Graduada


Imagem
www.infoescola.com

A função da pipeta graduada é a transferência de quantidades especificas e precisas de algum tipo de material líquido, ela determina a quantidade por gotas e é usada, por exemplo, em estudos de biologia molecular, elas utilizam o sistema de vácuo (o liquido entra pela base e o ar sai por cima), tem graduações ao longo do recipiente que possibilita ver a marcação do liquido (quantidade).


Pipeta Volumétrica


Imagem
http://www.infopedia.pt/$pipeta-volumetrica

A função da pipeta volumétrica é a transferência de rigorosos volumes de material líquido, ou seja, a sua quantidade exata, e que tem no meio uma parte mais larga que serve para transvasar o líquido, também é possível transportar a quantidade exata de volume, e, por exemplo, é usada em quantidades exatas de medicamentos.


Suporte universal


Imagem
http://alquilabor.com.br/suporte-universal-base-e-haste.html

O suporte universal è constituído por uma base retangular e uma base vertical. Este suporte è usado para todas as montagens ou experiências de laboratório que necessitem que os equipamentos fiquem seguros em posição elevada, Utilizado em operações como: filtração, suporte para condensador, bureta, sistema de destilação,etc. Serve para sustentar peças em geral.


Tela de Amianto


Imagem
http://www.infoescola.com/quimica/material-de-laboratorio/

Definição: suporte para as peças a serem aquecidas. Função:do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pela chama do bico de Bunsen.


Tripé


Imagem
http://www.infoescola.com/quimica/material-de-laboratorio/

é uma base de ferro que serve de apoio para a tela de amianto, além de servir como suporte para efetuar aquecimentos de soluções em diversas vidrarias de laboratório.


Tubo de ensaio


Imagem
http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/tubos-de-ensaio/

Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possuem uma borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.


Vidros de relógio


Imagem
http://www.infopedia.pt/$vidros-de-relogio

Funções do vidro de relógio: Pesar pequenas quantidades de substâncias, evaporar quantidades de soluções e ainda cobrir demais recipientes. Existem vários modelos com medidas variadas para atender suas necessidades e tornar os experimentos em seu laboratório muito mais práticos.